quarta-feira, 11 de julho de 2012

Terceirizados dos Correios devem receber em até 60 dias

Terceirizados dos Correios devem receber em até 60 dias

MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE PELO JORNAL "GAZETA DO POVO" DE CURITIBA - PR EM 17/05/2012

Empresa Sintonia Gestão de Pessoas encerrou atividades e deixou de pagar pelo menos 600 funcionários temporários


Os salários e benefícios devidos aos cerca de 600 funcionários terceirizados dos Correios, contratados através da empresa Sintonia Gestão de Pessoas e Serviços Temporários Ltda, devem ser pagos em até 60 dias. A estimativa é do sindicato da categoria, que entrou na Justiça para garantir os direitos dos trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sindepress), apenas na região de Curitiba e região metropolitana seriam 400 trabalhadores prejudicados. Em todo Paraná, seriam 600 trabalhando como agentes de transbordo e carteiros.

A Sintonia não estaria fazendo os pagamentos de salários, benefícios e rescisões contratuais aos trabalhadores. Na quarta-feira (16) uma reunião de mediação entre representes dos Correios, sindicato, empresa e Ministério Público do Trabalho tentou pôr fim ao impasse.

Na reunião, ficou acordado que os Correios depositarão os valores devidos à Sintonia em juízo para garantir o pagamento dos trabalhadores. O chefe da Seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/PR), Luiz Fernando Favaro Busnardo, que intermediou a negociação, confirmou que a Sintonia encerrou as suas atividades. Segundo ele, outra empresa já procurou o Ministério Público do Trabalho informando problemas de contrato com a empresa.


    Mais prejudicados
O número de trabalhadores contratados através da Sintonia Gestão de Pessoas pode ser bem maior. O presidente do Sindepress, Paulo Rossi, diz que o sindicato já foi procurado por pelo menos outras 5 empresas que tinham contrato com a Sintonia. Até agora o sindicato já teria contabilizado pelo menos 1 mil temporários com atrasos nos salários e esse número pode crescer. “Estamos em contato com outras regionais do nosso sindicato e em outros estados está acontecendo o mesmo problema. A Sintonia tem contrato com os Correios no Paraná, São Paulo e Espírito Santo”, diz Rossi.
O sindicato orienta os trabalhadores temporários contratados através da empresa que estejam com problemas no pagamento de salários e benefícios a procurar a sede do Sindepress, na Rua Nilo Cairo, 450, ou buscar informações pelo telefone (41) 3014-7331.
Outro lado
Segundo nota divulgada no final da tarde desta quinta-feira (17), a empresa Sintonia suspendeu os contratos com os Correios devido à falta de devolução de cauções de contratos já vencidos, multas aplicadas sem justificativa pelos Correios e falta de equilíbrio financeiro entre os contratos já vencidos e contratos vigentes. A empresa alega ter exaurido seu capital de giro para poder manter os contratos com os Correios e que só poderia dar continuidade aos seus serviços casos os Correios regularizem os repasses.
A Gazeta do Povo apurou a existência de pelo menos dois contratos para a contratação de mão de obra temporária vigentes entre os Correios e a Sintonia Gestão de Pessoas. O primeiro deles, com vigência de dezembro de 2011 a dezembro de 2012, possui valor de R$ 9.040.525,00. O segundo, com valor de R$ 4.375.250,00, tem vigência de janeiro a julho de 2012.
Segundo o assessor de imprensa dos Correios, Celso Guimarães, os repasses à Sintonia foram feitos conforme estipulado em contrato. As multas contra a empresa e retenção de valores foram feitas apenas após o descumprimento do contrato por parte da Sintonia.

Gazeta do Povo, com colaboração de Jocelaine Santos



2 comentários:

  1. trabalhei tercerizado pelos correios pelo grupo empreza sai da empreza esta com 1 mes quase e nao recebi minha recisao nao liberaram meu fgts nao me pagaram nada a ainda querem aterar minha data e desligamento pra se livrarem de pagar a multa por atraso,agora estou com minhas contas atrasadas sem dinheiro sem conserguir arrumar outro trabalho pois nao deram baixa na minha carteira.....alerto uma coisa aquem quiser se canditar ou trabalhar pelo grupo empreza ou central de negocio que é a mesma empresa trabalhar por essa empresa é uma fria pra receber sua recissao vc tera muita dor de cabeça pra receber isso se vc nao tiver de abrir uma açao na justiça pra receber como no meu caso eu fiz afinal o rh empreza não presta e so dao dor de cabeça atrazam salario beneficios vc tem de ficar lingando pra cobrar quando vao te pagar afinal esse rh empreza ou central de negocios sao um lixo

    ResponderExcluir
  2. A quem quiser trabalhar pelo rh empreza se preparem pra muito dor de cabeça e correria pra conseguir receber salario beneficioas e principalmente a recissao que se nao ficar emcima eles nao pagam e nao te dao satisfaçao alguma

    ResponderExcluir